Endometriose é uma doença caracterizada pela presença de tecido endometrial (tecido que reveste o útero internamente) fora da cavidade uterina.
Uma teoria sugere que durante a menstruação as células do endométrio passariam através das trompas de Falópio para a cavidade peritoneal abdominal, onde se implantariam. Os locais mais comuns de implantação são os ovários, trompas de Falópio, superfície externa do útero e septo reto-vaginal (área entre a vagina e o reto). Outras teorias sugerem alterações do sistema imunológico e mesmo uma herança genética. O diagnóstico geralmente inclui uma laparoscopia que é um procedimento cirúrgico ambulatorial onde uma câmara é inserida na cavidade abdominal através do umbigo, permitindo identificar as lesões e determinar a extensão da doença. A retirada de um pequeno fragmento de tecido suspeito (biópsia) para a realização de um exame anatomopatológico dará o diagnóstico de certeza.
Visitando o blog ! Não consegui mais que o introito talvez não tenham dado continuidade ! Me parece interessante sob ponto de vista de conhecimento sobre a saúde corporal e seus cuidados !
ResponderExcluirVisitando o blog ! Não consegui mais que o introito talvez não tenham dado continuidade ! Me parece interessante sob ponto de vista de conhecimento sobre a saúde corporal e seus cuidados !
ResponderExcluir