sexta-feira, 20 de agosto de 2010

AMILOIDOSE.

  •  Patologia na qual ocorre acúmulo , em vários técido amiloides , uma substãncia proteíca rara ( que normalmente não está presente no corpo ).
 Há três tipos de Amiloidose :
  • Amiloidose Primária : Causa desconhecida , sendo que a doença pode estar associada a alterações das células plasmáticas , como o Mieloma Múltiplo.
  • Amiloidose Secundária : Resulta em outras doenças como tuberculose > 
  • Amiloidose Hereditária : Afecta os nervos e certos orgâos.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

TIPOS DE LESÃO CELULAR.

Lesão celular Reversível :Alteracões celulares patologicas que podem ser restauradas à normalidade com a retirada de estímulos ou se este não foi grave.
Lesão celular Irreversível : Ocorre quando excede a capacidade da célula em se adaptar levando a alterações permanentes.Essas alteraçoes pode ser microscopicas ou macroscopicas ( necrose celular ), até levar a morte celular.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Mecanismos de lesões celulares.

Hipoxia: A lesão implica dano ás celulas resultantes unicamente da diminuição da tensão de oxigênio,resulta na diminuição da concentração do oxigênio atmosférico,funcionamento pulmonar anormal e diminuição da capacidade de transporte de oxigênio no sangue.
Isquemia:Causada pela diminuição ou ausência de fluxo sanguineo.
Inflamatória:são muito importantes na resposta ca lesões de todos os tecidos.
Infecciosa:Podem danificar células e tecidos pela produção de toxinas e/ouenzimas degradativas.
Física:Se refere a um trauma mecânico,mas adicionadalmente envolvendo a lesão secundária á radiação solar ou ionizantes.
Química:Varia do dano direto ás celulas e tecidos por agentes cáusticos até o dano por toxinas.
Nutricional:Corresponde á perda da ingestão adequada da calorias ou proteínas,o que resulta em disfunção celular ou tecidual.
Genética:Pode resultar da aus~encia ou anormalidade da atividade enzemática essencial.

Lesões celulares.

        A variedade e possíveis mecanismos de lesão celular são quase infinitos,mas as respostas celulares a várias tipos de lesão são relativamente estereopátidas.Na verdade,muitas respostas a lesão são comuns a quase todos os tipos de células,embora o grau da respostas provocada vária muito entre diferentes tipos celulares.
        As lesões agudas,que rapidamente causam a morte do organismo podem não fornecer tempo suficiente para que uma resposta celular típica se desenvolva,então as alterações patológicas caractéristicas podem ser minímos ou estar ausentes;por exemplos um infarto,agudo do miocárdio pode causar morte repentina e não mostrará cacterística morfologicas de necrose,dos miócitos porque a morte ocorreu antes de o corpo responder a essa lesão.    
        A lesão celular que é grave o bastante para celular para causar morte celular tende a se desenvolver por meio de uma série de alterações bioquímicas e morfológicas que seguem uma escala de tempo relativamente conscistente.